A russa Maria Sharapova teve uma exibição muito abaixo do esperado na tarde deste domingo e acabou dando adeus à edição 2017 do US Open, último Grand Slam da temporada. A algoz da russa foi Anatasija Sevastova, pelo placar de 5/7 6/4 6/2, em 2h16.
Vinda de uma suspensão de 15 meses por doping, o Aberto dos Estados Unidos foi o único Grand Slam disputado pela ex-número 1 nesta temporada. Tendo eliminado a segunda favorita logo na estreia, Sharapova vinha fazendo uma boa campanha no torneio, e deverá subir para a posição de número 100 do ranking.
Agora Sevastova, repetindo seu resultado de 2016 e sua melhor marca em torneios do Grand Slam, terá pela frente a americana Sloane Stephens, vinda de vitória por 6/3 3/6 6/1 sobre a alemã Julia Goerges.
Sharapova começou bem na partida, tendo uma quebra de saque logo no quarto game e marcando 3/1 no placar. A vantagem, no entanto, durou pouco. Obrigada a subir à rede, Sharapova cometeu diversos erros e acabou cedendo a quebra no sétimo game. A igualdade se manteve até o 12º game, quando a russa encaixou uma devolução impecável para quebrar novamente o saque da letã e fechar o set em 7/5.
Atrás na partida, Sevastova começou a crescer em quadra e converteu a quebra já no terceiro game da segunda parcial. A russa precisou se defender muito ao longo do segundo set, já que a letã abusava das variações e obrigava Sharapova a se mover em quadra, deixando-se nitidamente desconfortável. Administrando a vantagem, Sevastova fechou o segundo set em 6/4, empatando a partida.
No set decisivo, Sharapova teve problemas com bolhas nas mãos e, sofrendo duas quebras seguidas, perdia a parcial por 3/0. Sevastova cometeu alguns erros cedendo uma quebra logo em seguida, mas graças ao excesso de erros da russa e sua consistência, conseguiu ter nova quebra no sétimo game e sacou em seguida para fechar em 6/2.
Ao final da partida, Sharapova acumulou 42 winners e 51 erros não forçados, contra 21 bolas vencedoras e apenas 14 erros da letã.