A campeã de Roland Garros, a letã Jelena Ostapenko, 12ª do ranking da WTA, não se sentiu bem durante a disputa de terceira rodada do US Open diante da russa Daria Kasatkina, 38ª, foi dominada e eliminada da competição.
A russa precisou de 1h13 para fechar o placar em 6/3 6/2 tendo convertido dois aces contra um da letã, que cometeu 38 erros não-forçados contra 13 de Kasatkina, que bateu 11 bolas vencedoras contra 23 de Ostapenko.
A partida começou com a letã sólida na devolução, abrindo com quebra, voltou a quebrar o saque da adversária no terceiro game abrindo 3/0 no placar. A partir dali, Ostapenko cometeu erros bobos, precipitou jogadas e deixou a russa manter seu jogo desde a linha de base, teve a quebra devolvida no quarto game e tomou o chamado 'pneu moral' ao perder os seis games consecutivos sendo quebrada no quarto, sexto e oitavo games.
Na segunda etapa, Ostapenko manteve o mesmo ritmo de erros e apresentando algum tipo de desconforto em quadra. Ao ser quebrada no primeiro e terceiro games, ficou 3/0 atrás no placar, pediu atendimento médico e voltou para a partida, sem evoluir muito. A reação veio no sexto game, quando a russa sacava pela primeira vez para a partida e foi quebrada. Animada, Ostapenko confirmou seu primeiro game de saque na parcial, doze games depois, mas não efetivou a virada e acabou eliminada.
Na fase de oitavas de final, Kasatkina encara a estoniana Kaia Kanepi, que superou a algoz da alemã Angelique Kerber, a japonesa Naomi Osaka pelo placar de 6/3 2/6 7/5.