Na segunda etapa da temporada europeia sobre o saibro, o letão Ernests Gulbis, ex-top 10 e atual 348º, sofreu, mas conseguiu virar sobre o ex-número um do mundo juvenil, o belga Arthur De Greef, 115º, em Bastad.
Foto: © SkiStar Swedish Open / Linda Carlsson
Utilizando ranking protegido, o letão precisou de 1h58 para fechar o placar em 4/6 6/3 6/2 contra o belga que furou o torneio qualificatório em Bastad, converteu quatro aces contra sete de Gulbis, que venceu 73% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 67% de aproveitamento de Greef.
Gulbis começou a partida com imensa dificuldade, encarou quatro igualdades e salvou dois breakpoints para salvar seu saque, mas não conseguiu ser eficiente no terceiro game, onde foi quebrado e passou a correr atrás do placar. No game seguinte, o letão chegou a ter duas chances de devolver a quebra, mas vacilou e seguiu em desvantagem.
Na segunda etapa, Gulbis começou afiado e agressivo, disputou três igualdades no primeiro game, converteu a quebra no segundo e fez 3/0. Greef não desistiu, pressionou e devolveu a quebra no sétimo game, mas pouco fez na sequência, foi quebrado e viu o letão forçar o terceiro set.
Ali, Gulbis manteve-se centrado, agressivo com forehand, conquistou duas quebras, abriu 4/1 e viu o belga reagir, devolver uma das quebras no sexto game, mas Gulbis seguiu confiante, conquistou nova quebra no sétimo game e sacou tranquilo para confirmar a vitória.
Na próxima rodada, Gulbis encara o quinto favorito do torneio, o russo Karen Khachanov. Este será o primeiro confronto entre os dois no circuito profissional.