Em um jogaço pelas oitavas de final da chave feminina de Wimbledon, a espanhola Garbiñe Muguruza, 15ª do ranking da WTA, aplicou uma virada heroica diante da alemã Angelique Kerber, que por consequência deixará o posto de número um do mundo.
Em uma partida dura e muito bem jogada, Muguruza lutou por 2h18 para fechar o placar em 4/6 6/4 6/4 tendo disparado cinco aces contra dois da alemã, que cometeu apenas 12 erros não-forçados contra 50 da espanhola, que disparou 55 bolas vencedoras contra 27 de Kerber.
A partida teve inicio com as duas tenistas se estudando e buscando vencer pontos no saque da adversária. A tática de ambas deu certo, resultando em pontos longos, belas disputas da linha de base e uma postura mais agressiva de Muguruza, que trabalhou bastante arriscando com seu backhand na paralela. A agressividade a espanhola a fez precisar salvar dois breakpoints no sétimo game e acabou quebrada no nono game, vendo a alemã sacar com tranquilidade para o set.
Na segunda etapa, a partida seguiu a mesma toada. Confiante, Kerber seguiu mantendo-se na defesa, correndo atrás da bola e forçando Muguruza a sempre precisar bater um golpe a mais. A tática seguiu surtindo efeito e em erros da espanhola a alemã voltou a ter dois breakpoints no quinto game, mas não conseguiu converter. No game seguinte, Muguruza chegou ao seu primeiro breakpoint da partida acelerando com backhand na paralela, mas não o converteu. A quebra veio para a espanhola no décimo game, com forehand cruzado, e forçou o set decisivo.
Ali, Muguruza saiu uma quebra em desvantagem, viu Kerber abrir 2/0, mas seguiu sua tática orientada pela campeã em Wimbledon Conchita Martinez de manter-se agressiva com backhand. Deu certo, a quebra veio para a espanhol no quarto game, igualou a partida em 2/2 e trocou quebras com a alemã nos dois games seguintes e sofreu para confirmar seu saque no sétimo game, salvando quatro breakpoints. O jogo seguiu e novamente a espanhola conquistou quebra de saque no décimo game e fechou a partida.
Nas quartas de final, Muguruza encara a russa Svetlana Kuznetsova, que bateu a polonesa Agnieszka Radwanska por 6/2 6/4.
Atual vice-campeã em Wimbledon, Kerber não conseguiu defender totalmente seus pontos e com a derrota para Muguruza deixará o posto de número 1 do mundo, que poderá ser ocupado pela romena Simona Halep, caso chegue à semifinal em Wimbledon ou pela tcheca Karolina Pliskova, caso Halep caia antes da semi.
Esta foi a terceira vez na carreira de Muguruza que ela venceu a então número um do mundo. Antes de Kerber, Muguruza já havia surpreendido Serena Williams, duas vezes em Wimbledon, uma delas na final do torneio em 2016.