O letão Ernests Gulbis ressurgiu das cinzas em Wimbledon ao superar, nesta quinta-feira, o argentino Juan Martin Del Potro em sets diretos, com parciais de 6/4 6/4 7/6(3), em 2h54 de partida.
A vitória empatou o confronto direto entre os tenistas com três vitórias para cada. O letão venceu as duas partidas mais recentes, essa em Wimbledon e em 2014 no ATP de Rotterdam.
Atual número 589 do ranking, Gulbis é o tenista com o pior ranking a chegar na terceira rodada de Wimbledon desde Richard Krajicek em 2002, ranqueado número 1093, que atingiu as quartas de final do torneio.
O letão, que já foi número 10 do mundo, também iguala seu melhor resultado em Wimbledon na carreira, atingido primeiramente em 2013. Gulbis tem como melhor marca em Grand Slam a semifinal de Roland Garros em 2014, resultado que o levou a seu melhor ranking.
Na próxima rodada o letão terá um grande desafio pela frente contra o sérvio Novak Djokovic, que passou tranquilamente pelo tcheco Adam Pavlasek por 6/2 6/2 6/1. Este será o oitavo duelo entre os dois, com o sérvio liderando o confronto direto por 6 a 1.