O troféu Ion Tiriac do WTA Premier de Madri não será mais entregue para a campeã do torneio feminino, segundo o próprio Tiriac. A decisão veio em razão das críticas feitas pelo presidente da WTA ao conterrâneo de Tiriac, Ilie Nastase.
O romeno emitiu um comunicado com a decisão, motivada pelo posicionamento da WTA à escolha de Ilie Nastase para entregar o troféu à vencedora do torneio feminino da edição 2016, apenas poucas semanas após o mesmo envolver-se em um episódio de agressão verbal na Fed Cup, quando o ex-tenista e capitão da equipe romena teria agredido a tenista Johanna Konta, a capitã britânica Anne Keothavong e uma jornalista na saída da quadra.
Após o ocorrido, Nastase foi escolhido para entregar o troféu do WTA de Madri, atitude jugada como irresponsável e inaceitável por Steve Simon, atual CEO da WTA.
“Como resultado dos comentários públicos agressivos da WTA a respeito da entrega do troféu do WTA de Madri neste ano, com a presença de Ilie Nastase, informo que decidi retirar meu troféu da categoria feminina. Este prêmio é um símbolo que ofereço pessoalmente ao vencedor do torneio, podendo estar presente eu mesmo ou algum convidado que eu escolha para entregar o prêmio na cerimônia. A WTA não tem o direito de censurar minha liberdade de ter um convidado especial para entregar o troféu”, declarou Ion Tiriac.