Por Ariane Ferreira - Jelena Ostapenko é classificada como "hiperativa" por sua treinadora, a espanhola Anabel Medina Garrigues, e por ser um "meteoro" falando, treinando e até descanando, segundo Anabel, a jovem surpreendeu como avalanche em sua campanha em Paris.
As declarações de Anabel Medina foram acolhidas pelo jornal The New York Times logo após a classificação da letã à final de Roland Garros, que a colocava diante de números históricos.
Além de repetir o feito de Guga, Jelena é a tenista mais jovem desde Ana Ivanovic, aos 20 anos e sete meses em 2007, a disputar a final em Roland Garros.
Quando pensamos em torneio do Grand Slam, Ostapenko foi a mais jovem finalista desde Caroline Wozniacki, que aos 19 anos jogou a final do US Open 2009.
A letã é a mais jovem tenista a conquistar um Slam desde Maria Sharapova em Wimbledon 2004 aos 17 anos.
Ostapenko é também a primeira mulher em 38 anos a conquistar seu primeiro título profissional sendo um Grand Slam. A última a conquistar tal feito foi a norte-americana barbara Jordan, que venceu o Australian Open em 1979.
A jovem foi a primeira finalista de Roland Garros, que não estava entre as favoritas, em 84 anos. Em 1933, a britânica Margaret Scriven não estava entre as favoritas, mas venceu o torneio e passou a figurar no top 10 pouco tempo depois. Scriven é dona de dois títulos em Paris.
Números: