X

Conheça a ligação de Ostapenko com o Brasil e sua campanha em Paris

Sábado, 10 de junho 2017 às 13:36:24 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Ariane Ferreira - Aos 20 anos, Jelena Ostapenko está apenas iniciando sua história no tênis, mas já chegou derrubando uma série de recordes e números com seu primeiro título de Grand Slam. Amante do samba, ela nasceu em dia iluminado.



A jovem natural de Riga, capital da pequena Letônia, país do leste europeu que fez parte da União Soviética, nasceu em 8 de junho de 1997, um dos dias mais importantes da história do tênis brasileiro com a conquista do primeiro título profissional e também de Grand Slam da carreira de Gustavo Kuerten.

Além desta ligação do destino com o nosso país, Ostapenko dividiu sua vida entre o tênis e a dança de salão. Sua grande paixão? O samba, ritmo tipicamente brasileiro, contou ela ao The New York times esta semana. Também ao jornal norte-americano, a tenista revelou ter 'sonhado' em repetir o feito de Guga em Paris.

Filha de mãe treinadora de tênis, Ostapenko largou a dança de salão definitivamente após conquistar o título juvenil de Wimbledon em 2014. Mas a dança segue parte da vida dela e a ajuda na movimentação em quadra.

Como Guga em 1997, Ostapenko chegou em Roland Garros com objetivos modestos. Também em sua segunda participação no Slam parisiense, estava distante das favoritas e nunca havia conquistado sequer uma vitória no torneio.

A primeira partida da jovem em Paris foi pela chave de duplas mistas, na qual formava a parceria cabeça de chave oito com o mineiro Bruno Soares. Os dois caíram na estreia em jogo contra o neozelandês Michael Venus e a polonesa Alicja Rosolska.
Na segunda partida, estreia da chave de duplas, onde era décima favorita ao lado da norte-americana Raquel Atawo, mas perdeu  para as russas daria Kasatkina e Irina Khromacheva.
Onde não era favorita ou sequer citada entre possíveis zebras, Ostapenko estreou com boa vitória contra a norte-americana Louisa Chorico, bateu na sequência a campeã olímpica, a porto-riquenha Monica Puig, também em sets diretos superou a ucraniana Lesia Tsurenko e das oitavas em diante pegou uma pedreira atrás da outra, como aconteceu com Guga em 1997.
Ostapenko encarou nas oitavas a australiana campeã do US Open 2011 e vice em Paris 2010, Samantha Stosur de virada. Nas quartas, a ex-número um do mundo Caroline Wozniacki foi nova vitória de virada, disputada em dois dias. Na semifinal, um jogo duro em três sets contra a suíça Timea Bacsinszky, nesta que foi sua 50ª vitória profissional e por fim a virada contra Simona Halep.

Aniversariando sempre com o primeiro título de Guga em Paris, Ostapenko levou todas as cabeças de chave ao limite e venceu no set decisivo, assim como o brasileiro, que só teve tranquilidade na contra um favorito na grande final.

Como nosso eterno número um, Ostapenko conquistou seu primeiro título profissional em um Slam. Curiosamente, o último atleta entre feminino e masculino a conquistar este feito foi Guga.

 

Resultados em Roland Garros 2017:

1ª Rodada - Jelena Ostapenko (LET) 2x0 Loiuisa Chirico (EUA) 4/6 6/3 6/2

2ª Rodada - Jelena Ostapenko (LET) 2x0 Monica Puig (PUR) 6/3 6/2

3ª Rodada - Jelena Ostapenko (LET) 2x0 Lesia Tsurenko (UCR) 6/1 6/4

8ªs de Final - Jelena Ostapenko (LET) 2x1 [23] Samantha Stosur (AUS) 2/6 6/2 6/4

4ªs de Final - Jelena Ostapenko (LET) 2x1 [11] Caroline Wozniacki (DIN) 4/6 6/2 6/2

Semifinal - Jelena Ostapenko (LET) 2x1 [30] Timea Bascinszky (SUI) 7/6 (4) 3/66/3

Final - Jelena Ostapenko (LET) 2x1 [3] Simona Halep (ROM) 4/6 6/4 6/3

 

 

 

 

 

teninews.com.br
br.jooble.org