Nascida exatamente no dia em que Gustavo Kuerten surpreendeu o mundo e levantou a taça em Roland Garros, a jovem letã Jelena Ostapenko, 47ª do ranking da WTA, surpreende o mundo e bate o favoritismo de Simona Halep, quarta, para escrever história semelhante a de Guga.
Ostapenko lutou por 1h59 para virar a partida contra Halep em 4/6 6/4 63 tendo convertido três aces contra nenhum de Halep, que cometeu apenas 10 erros não-forçados contra 54 da letã, que disparou 54 bolas vencedoras contra oito da romena.
Agressiva, Ostapenko iniciou a partida com forehand e backhands afiados, abriu quebrando o saque da romena, mas vacilou, precisou salvar breakpoints no game seguinte, mas acabou quebrada. mais experiente, Halep defendeu-se bem e confirmou saque no game seguinte. A letã, manteve-se fria, arriscou com forehand na segunda bola confirmou seu game de saque e pressionou quebrando novamente o serviço da romena no quinto game. Halep, seguiu a tática de manter-se sólida na linha de base, devolveu a quebra de saque, igualou em 3/3 o placar. A disputa seguiu com as tenistas tentando se pressionar, até que Halep voltou a quebrar o saque de Ostapenko no décimo game fechando a primeira parcial.
No segundo set, Halep entrou sólida com saque, conquistou a quebra após forçar erros da letã, abriu 3/0 e origou a rival lutar por seis minutos e quatro igualdades para confirmar saque. Motivada pela torcida local que gritava seu nome a todo tempo, Ostapenko seguiu arriscando, devolveu a quebra no quinto game, trabalhou com backhand e virou para 4/3 vencendo quatro games em sequência. Halep, mantinha-se na partida, devolveu a quebra no oitavo game após sequência de erros de Ostapenko, tentou pressionar, mas voltou a ser quebrada no nono game pelo potente backhand da rival, que sacou tranquila para empatar a partida.
No terceiro e decisivo set, Ostapenko pressionou, mas Halep salvou dois breakpoints e confirmou com forehand na paralela. Desta forma, a romena conquistou a quebra de saque no quarto game, abriu 3/1 e viu a letã arriscar tudo para devolver a quebra no quinto game, seguir pressionando e contar com 'ajuda' da fita da rede para voltar a conquistar quebra no sétimo game e não perder mais, alçando nova quebra no nono game.
Ostapenko é a primeira tenista da Letônia, entre homens e mulheres, a conquistar um título de Grand Slam. Este é também seu primeiro título na carreira profissional. O último a conquistar este feito foi Guga, exatamente no dia em que a jovem nasceu.