Por Ariane Ferrera - Como era de se esperar,a conquista de Gustavo Kuerten em Roland Garros, chamou muito a atenção da imprensa brasileira. Com auxílio dos acervos digitais dos principais jornais do país trazemos manchetes e capas da época.
Leia mais:
Especial - 20 anos do triunfo do sorriso e da garra de um brasileiro
VÍDEO: Assista na íntegra a final de Roland Garros 1997 - Guga 3x0 Bruguera
Curiosidades: Números e dados da conquista de Guga em Roland Garros 1997
Dica: Para conferir as publicações citadas neste texto, clique nos links e acesse diretamente os acervos digitais dos veículos.
No dia da final, o maior jornal do país, a Folha de S.Paulo, trazia a prévia "Kuerten saca pela consagração" em sua primeira página. Com o título "Kuerten sobe à rede por feito inédito", Guga estampa a capa do caderno de esportes com matéria e anuncio de um de seus patrocinadores à época.
Na segunda-feira, 09 de junho, pela primeira vez desde os triunfos de Ayrton Senna, um esporte, que não o futebol, ganha destaque na primeira página da mesma Folha de S.Paulo, colocando inclusive a seleção brasileira de futebol com destaque pequeno. O título inédito foi capa do caderno de esportes e ainda ganhou duas páginas internas e uma entrevista com John McEnroe, que declarou: 'Ele veio pra ficar'.
Já a edição do dia da final de O Globo, traz uma charge de Guga e Ronaldo, o Fenômeno, com o título "Futebol e tênis do Brasil têm dia de decisão hoje na França", em referência ao torneio local entre seleções, no qual o Brasil lutaria pelo título, mas empatou com a Itália e viu a Inglaterra ser campeã.
Na segunda-feira, Guga Kuerten e a Taça dos Mosqueteiros (troféu de Roland Garros) ilustram a primeira página completa de O Globo, que traz em seu caderno de esportes "Queremos Mais".
Um dos mais antigos diários do Brasil, o Estado de S.Paulo, o Estadão, trouxe no dia 08 Kuerten na capa e sem foto "Guga vai à luta pelo grande Título". Também na capa do caderno de esportes, mas com menor destaque: "Gustavo Kuerten faz a partida de sua vida em Roland Garros" e nas páginas internas do caderno, uma reportagem especial de Arnaldo Nogueira, que é um dos primeiros jornalistas brasileiros a reportar o Manézinho da Ilha apenas pelo apelido de 'Guga'.
No dia pós final, o Estadão dá quase toda a capa para o tenista: "Guga encanta, vence e é campeão". O sorriso de Kurten ilustra em imagem única a capa do caderno de esportes e traz uma série de páginas internas com artigos especiais como "O irmão abdicou do esporte em favor de Guga", com texto de Chiquinho Leite Moreira e a crônica: "Guga, sonharei com Anjos", de Armando Nogueira. O jornal traz ainda reportagem sobre a festa do brasileiro.