Atual campeã em Roland Garros, a espanhola Garbñe Muguruza, quinta do ranking da WTA venceu com certa tranquilidade na estreia do torneio a italiana Francesca Schiavone, 78ª da WTA, campeã em Paris em 2010 e que está em sua temporada de despedida.
Muguruza precisou de 1h32 para fechar o placar em 6/2 6/4 tendo convertido dois aces contra um de Schiavone, que disparou 16 bolas vencedoras contra 17 da espanhola, que comete 16 erros não-forçados contra 21 da italiana.
Firme no propósito de defender seu título, a espanhola iniciou a partida na Philipp Chatrier de maneira agressiva e buscando a definição em bolas vencedoras, assim, com backhand quebrou o saque de Schiavone de zero no primeiro game e forçou os erros da italiana, voltou a quebrá-la no terceiro game, fez 3/0 no placar e viu a rival lutar no quarto game para devolver uma das quebrar jogando com autoridade. O jogo seguiu e firme na recepção, Muguruza contou com erro de Schiavone para conquistar nova quebra no sétimo game e sacou fechando o primeiro set.
No segundo set, a espanhola abriu pressionando, viu a italiana cometer três duplas-faltas no primeiro game e quebrou a rival. Firme com forehand Garbiñe abriu 2/0 no placar, mas não sustentou e cometeu erro que entregou a quebra para italiana no quarto game igualando a parcial em 2/2. O jogo seguiu duro, com as duas tenistas confirmando seus games de saque, até que a espanhola pressionou, deslocou Schiavone na linha de base, a induziu ao erro e conquistou nova quebra no nono game, sacando para a partida.
Na segunda rodada do torneio, Muguruza encara a estoniana Anett Kontaveit, que superou a romena Monica Niculescu por 7/5 6/1.
Aos 36 anos, Schiavone disputou sua última edição de Roland Garros, além do título em 2010, a italiana jogou o torneio em 16 oportunidades e foi vice-campeã nas duplas na edição 2008.