O espanhol Rafael Nadal conquistou seu quinto título no Masters 1000 de Madri, e terceiro na temporada de saibro 2017, ao superar o austríaco Dominic Thiem por 7/6(8) 6/4, em 2h17 de partida.
Leia Mais:
Nadal destaca confiança para Roland Garros após título em Madri
Com o feito, Nadal se iguala a Novak Djokovic com 30 Masters 1000 conquistados na carreira, sendo os dois maiores vencedores desta classe de torneios na história. O espanhol agora acumula 72 títulos na carreira, sendo 52 no saibro.
O espanhol também o maior vencedor do torneio de Madri, com 5 títulos. Depois dele temos Roger Federer com três títulos e Novak Djokovic e Andy Murray com dois títulos cada.
Esta foi a terceira conquista seguida de Nadal no saibro, vindo de títulos em Monte Carlo e Barcelona. Em 2017 o espanhol acumula três títulos em 5 finais, tendo perdido na Austrália e em Miami para o suíço Roger Federer.
Com um início de partida bastante equilibrado, Thiem foi o primeiro a conseguir subir de nível e converter a quebra já no quarto game da parcial. Em seguida, o austríaco cometeu o erro não forçado e acabou cedendo a quebra, permitindo que o espanhol empatasse a partida. O austríaco ainda salvou três set points no décimo game e forçou a definição no tie-break, onde o espanhol levou a melhor por 10-8.
Com a confiança em alta, Nadal abriu o segundo set já com uma quebra em mãos e rapidamente anotou 3/1 no placar. Thiem lutou e salvou dois match-points no nono game da partida, e obrigou Nadal a sacar para o jogo. A vida do espanhol, no entanto, não foi tão fácil na hora de fechar. Thiem obrigou o espanhol a salvar quatro break-points e salvou ainda um match-point, antes que o espanhol confirmasse o serviço com um voleio impecável e liquidasse o set em 6/4, confirmando sua vitória.