Rafael Nadal, número cinco do mundo, manteve o alto nível de tênis e praticamente não deu chances ao sérvio Novak Djokovic, segundo colocado, para garantir vaga na decisão do Masters 1000 de Madri, na Espanha, jogado no piso e saibro.
Veja como foi a partida! - Nadal destaca confiança após bater Djokovic e admite nervosismo diante de série negativa
O espanhol de Manacor derrotou o sérvio de Belgrado por 2 sets a 0 com parciais de 6/2 6/4 após 1h38min de duração e vai decidir o título do torneio contra o austríaco Dominic Thiem, nono colocado, ou o uruguaio Pablo Cuevas, 27º.
Nadal quebra jejum de quase três anos sem bater o sérvio e o derrota pela 24ª ve em 50 jogos. O confronto é a rivalidade com mais jogos no circuito. No saibro agora são 15 triunfos do espanhol em 22 partidas.
Ele tentará, neste domingo às 13h, seu 30º Masters 1000 o que igualaria a marca de Djokovic e 72º título na carreira. Em Madri tenta a quinta conquista para repetir 2005 (no piso duro), 2010, 2013 e 2014.
O jogo
No primeiro set Nadal foi o senhor da partida, saiu quebrando com facilidade com um saque e voleio estranho do sérvio e passada, teve um 0/30 com dois erros, mas virou com autoridade e ampliou para 4/0 com bolas pesadas, winners de forehand. Djoko escapou do pneu ao ter game de iguais e confirmar. Nadal fechou por 6/2 com bons serviços.
Na segunda etapa Nadal saiu quebrando, abriu 2/0, mas Djoko lutou, igualou em 2/2. Todavia Rafa não abaixou o nível, chegou bem em curta de Nole e depois viu o sérvio errar backhand para quebrar. Marcou 4/2 e fechou 6/4 com drama no terceiro match-point após salvar break com linda deixada.