A França estará sem seus dois principais jogadores para duelo de primeira rodada da Copa Davis diante do Japão em Tóquio. Jo-Wilfried Tsonga pediu dispensa para acompanhar a esposa no nascimento do primeiro filho e Gael Monfils, 6º colocado, foi deixado de fora.
O capitão Yannick Noah deixou Monfils de fora pelo tenista estar dando prioridade aos objetivos pessoais. Ele já havia criticado o jogador que desistiu de última hora em setembro de duelo semifinal diante da Croácia. Monfils havia criticado Noah por levar o duelo de primeira rodada em 2016 para o Caribe em Guadalupe.
"Ele teve seu melhor ano, mas só jogou uma partida de simples em Guadalupe. Nas quartas de final não jogou, mas ganhou um torneio na semana seguinte e não pode jogar a semi após alcançar a semi do US Open", apontou Noah.
A Croácia saiu vitoriosa por 3 a 2: "Fiquei muito desapontado em Zadar. Foi há quatro, cinco meses atrás, mas para mim parece que foi ontem. É melhor deixá-lo de fora do time, essa decisão não surpreende ninguém. Ele precisa provar que está motivado", mandou o recado o capitão.
A França virá com Richard Gasquet, Gilles Simon, Nicolas Mahut e Pierre-Hugues Herbert. Kei Nishikori, quinto do mundo, está fora do confronto e os japoneses vêm com Yoshihito Nishioka, yuchi Sugita, Taro Daniel e Yasutaka Uchiyama.