Após vencer a russa Anastasia Pavlyuchenkova e se garantir nas semifinais do Australian Open novamente após 14 anos, a ex-número um do mundo Venus Williams, conversou com a imprensa das dúvidas de inicio da temporada e que pode vencer o torneio.
Venus foi questionada por diversos temas, dentre eles se consegue mensurar o impacto que ela e a irmã Serena causam ao esporte. A norte-americana negou que consiga ou tenha tentado mensurar e que se foca em suas competições.
Aos 36 anos, Venus Williams poderia estar aposentada, tocando seus outros negócios e projetos. Um jornalista pontuou 'muitas jogadores se fadigam com o tempo e se retiram. Por que seguir competindo?' e a norte-americana pontuou: "Tenho muito a dar. Muito a dar para este esporte. Sinto que tenho um grande tênis em mim. Então, enquanto me sentir assim, vou continuar. Por que não? Não tenho nada a perder, literalmente".
Ao ser perguntada sobre como ficou após desistir do primeiro torneio do ano, Auckland, sem entrar em quadra com uma lesão no ombro, Venus destacou que não se sentia plenamente preparada para a disputa do Australian Open, passou por processo forte de ansiedade, mas buscou não circular por Melbourne Park com pensamentos negativos sobre a lesão em sua preparação.
Questionada sobre o golpe aplicado com backhand em que gira o corpo saltando (vídeo abaixo), Venus relevou: "Aquilo foi um golpe que meu pai ensinou. Não estou brincando" e ao ser interpelada pelo jornalista se isso realmente lhe foi ensinado, ela pontuou: "Sim, eu não o bato com muita frequência. Não é sempre que faz sentido executá-lo. Quando sei que posso fazê-lo, faço".
Ao fim da coletiva, Venus, que não tem título do Australian Open e foi vice em 2003, foi perguntada se acredita que pode vencer o torneio: "Por que eu não deveria acreditar? Eu tento acreditar. Será que eu devo olhar para o outro lado da rede e pensar que aquela pessoa lá merece mais que eu? Esta não é a mentalidade que faz os campeões. Eu gostaria de ser campeã, especialmente este ano. A mentalidade que eu carrego para a quadra é: 'Eu mereço isto'".