O búlgaro Grigor Dimitrov, 15º do mundo, não deu chances para o francês Richard Gasquet, 18º do ranking, e, na madrugada australiana se garantiu nas oitavas de final do Australian Open, primeiro Grand Slam do ano, disputado no piso duro de Melbourne.
O campeão de Brisbane, na Austrália, venceu o rival por 3 sets a 0 com parciais de 6/3 6/2 6/4 após 2h02min de duração de partida na Rod Laver Arena, a principal quadra do torneio.
Dimitrov e Gasquet entraram em quadra às 23h48 no horário local e começaram o embate perto da meia-noite após o atraso em toda a programação com Rafael Nadal terminando depois das 20h e o primeiro jogo da rodada noturna indo ao terceiro set. A vitória de Dimitrov foi consumada às 2h da madrugada.
O búlgaro comandou as ações. Foi quebrado uma vez no primeiro set em seis chances, mas rompeu duas para fechar. No segundo mais duas quebras e set mais confortável. Na terceira parcial quebrou cedo e com games mais longos foi confirmando até chegar ao triunfo.
Seu adversário será o uzbeque Denis Istomin, 117º colocado e principal surpresa do evento tendo eliminado Novak Djokovic na segunda rodada após 4h48min e cinco sets. Istomin jogou mais cinco sets contra o espanhol Pablo Carreno, cabeça de chave 30, neste sábado.
Dimitrov ganhou o único jogo entre os dois em Xangai, na China, em 2014.