O tricampeão do Brasil Open, o espanhol Nicolas Almagro, segue sem conseguir emplacar no circuito após uma temporada de recuperação em 2016, e acabou desistindo na primeira rodada do Australian Open, contra o francês Jeremy Chardy após 23 minutos.
O ex-top 10 e atual 43º do ranking permaneceu em quadra por 23 minutos e após estar atrás no placar em 4/0 com duas quebras para o francês 71º do mundo desistiu da disputa, tendo visto o francês disparar três aces, tendo convertido um apesar de ter sido quebrado nos dois games em que sacou.
O espanhol deixa Melbourne sem defender os pontos da segunda rodada alcançada em 2016, mas com a premiação de US$ 120 mil de primeira rodada.
Chardy, por sua vez, avança encara o japonês Kei Nishikori, quinto do mundo, que encarou uma batalha contra o russo Andrey Kuznetsov, 48º, e fechou o placar em 5/7 6/1 64 6/7 (6) 6/2 tendo disparado 11 aces contra cinco do jovem russo, que cometeu 64 erros não-forçados contra 52 do japonês que converteu 53 bolas vencedoras contra 35 de Kuznetzov.
Nishikori e Chardy já se enfrentaram seis vezes no circuito profissional com vantagem para o japonês em 4/2. Este será o primeiro encontro entre os dois em partida válida pela chave de um torneio do Grand Slam.