O português João Sousa, 44º do ranking da ATP, está afiadíssimo e em seu primeiro torneio da temporada 2017, o ATP de Auckland, na Nova Zelândia, e está na final, após bater o cipriota Marcos Baghdatis, 36º e oitavo favorito.
Sousa precisou de 1h12 para fechar o placar em 6/1 7/5 tendo convertido três aces a um do cipriota, que venceu 71% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 78% de aproveitamento do português, que está invicto em sets.
O tenista lusitano entrou com o saque afiado e sólido na devolução, abriu 3/0 e duas quebras de saque no primeiro game, que foi fechado em 23 minutos.
No segundo set a partida ficou mais disputada, com Baghdatis buscando o limite dos games a todo instante. Sousa manteve a calma, buscou errar pouco e tomou a defensiva em várias trocas de bolas. O jogo foi se alongando, se desgastando e o cipriota cometeu sua quinta dupla-falta da partida no décimo primeiro, entregou a quebra de saque e viu o português sacar para chegar á sua oitava final de torneio ATP na carreira.
Na grande final, Sousa, que busca seu terceiro título nível ATP, enfrenta o americano Jack Sock, quarto favorito e 23º, que derrotou o compatriota Steve Johnson por 6/4 6/3.