Na madrugada deste sábado, duas surpresas na chave do ATP de Brisbane, na Austrália, o japonês Kei Nishikori, quinto do ranking da ATP, superou o suíço Stan Wawrinka, quarto da ATP, e se garantiu na grande final do torneio, onde encada Grigor Dimitrov.
Nishikori enfrentou uma dura partida contra o suíço e precisou de 1h41 para fechar o placar em 7/6 (3) 6/3 tendo convertido um ace contra nove do suíço, que teve um melhor aproveitamento de pontos com seu primeiro serviço com 73% de rendimento contra 66% do japonês.
Após a surpresa do terceiro cabeça de chave superar o segundo, foi a vez do sétimo favorito, o búlgaro Grigor Dimitrov, 17º da ATP, superar o canadense Milos Raonic, terceiro do mundo, e que vinha de uma vitória importante sobre Rafael Nadal por 7/6 (7) 6/2 após 1h27 de partida. Os dois tenistas dispararam quatro aces na partida, Dimitrov não teve seu saque ameaçado em nenhum momento do jogo e conquistou a duas das quatro chances de quebras que teve na disputa.
Na grande final, Nishikori e Dimitrov se encontrarão pela quarta vez no circuito profissional. Nishikori venceu os três duelos anteriores, todos válidos por torneios do circuito Masters 1000 e disputados em quadra rápida, mesma superfície do torneio australiano.