Rafael Nadal, número nove do mundo, saiu como o quinto cabeça de chave da primeira competição oficial de 2017, o ATP 250 de Brisbane, na Austrália, evento que joga pela primeira vez. Ele vai encarar uma pedreira para a primeira fase.
Veja a chave em Brisbane - Nadal bate Raonic e decide Abu Dhabi contra Goffin
Rafa, que não jogou os últimos torneios em 2016 com problemas no punho, enfrenta o talentoso ucraniano Aleksandr Dolgopolov, 62º, o qual já perdeu duas vezes em sete encontros. Nadal perdeu exatamente os dois últimos encontros em Indian Wells 2014 e Queen´s, em Londres, em 2015.
Nas oitavas, o natural de Manacor enfrenta um qualifier ou o alemão Mischa zverev, nas quartas pode pegar o atual campeão e terceiro do mundo, Milos Raonic, que encara nas oitavas Sam Querrey, dos Estados Unidos, e o argentino Diego Schwartzman. Nadal derrotou Raonic nesta sexta na semi do torneio-exibição em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
O segundo favorito é o suíço Stan Wawrinka, quarto, que espera um qualifier ou o sérvio Viktor Troicki. Na semi ele pode pegar o japonês Kei Nishikori, quinto do mundo, que estreia contra o luxemburguês Gilles Muller ou um qualifier.
O torneio no piso duro distribui US$ 437 mil em premiação.