A Federação Internacional de Tênis confirmou, nesta terça-feira, os campeões da temporada da entidade que controla os Grand Slams e eventos como a Copa Davis e a Fed Cup. Em simples, Andy Murray e Angelique Kerber, líderes do ranking, foram os eleitos.
Nas duplas o brasileiro Bruno Soares e o britânico Jamie Murray, campeões do Australian Open e US Open, foram os condecorados. Eles terminaram o ano no topo do ranking de parcerias. No feminino Caroline Garcia e Kristina Mladenovic, da França, foram as eleitas.
Bruno e os demais vão receber os troféus no dia 6 de junho de 2017 em jantar de gala em Paris, em Roland Garros.
"Significa muito ser nomeado o Campeão Mundial da ITF. Tive um ano memorável, ganhando novamente Wimbledon, a Olimpíada e o número 1 no último jogo do ano. Foi particularmente especial meu irmão Jamie ser o campeão também".
Angelique Kerber foi a primeira campeã desde Steffi Graf do país. Graf levou em 1996 pela última vez. Ela ganhou na Austrália e o US Open desbancando Serena Williams do topo.
"Estou verdadeiramente honrada. Este ano de longe foi o melhor de minha carreira com experiências inesquecíveis e emoções", disse a germânica.
Bruno celebrou a façanha: "Como um time novo na temporada há expectativa e crença, mas dúvidas e incertezas. Então finalizar como número 1 ganhando dois Slams foi incrível.
No juvenil os campeões foram o sérvio Miomir Kecmanovic, primeiro do país a ganhar o troféu 1 e no feminino Anastasia Potapova, da Rússia e de 15 anos.