A nona edição do Rolando Garra, torneio de integração da Fundação Tênis, começou nesta quarta-feira (dia 7) e prossegue na quinta (dia 8) no Parque Esportivo da PUCRS. Durante esses dois dias, cerca de 700 alunos da instituição, crianças e adolescentes dos sete aos 16 anos de idade, participam de competições de acordo com suas habilidades para a prática do esporte e vivenciam os Valores Olímpicos de Amizade, Respeito e Excelência
Para reforçar toda essa aprendizagem, a cerimônia de abertura contou com a presença da medalhista olímpica e campeã mundial de judô Mayra Aguiar.
Muito aplaudida por todos os participantes do Rolando Garra, Mayra distribuiu sorrisos, autógrafos, abraços e poses para selfies. Com a medalha de bronze conquistada neste ano nos Jogos Olímpicos do Rio em mãos (também foi bronze em Londres/2012), a carismática judoca deixou importante mensagem a todos os jovens atletas. “O esporte vai muito além da conquista de medalhas e troféus. Transforma vidas. Transforma pessoas que, a partir do esporte, fortalecem seus valores. Que todos vocês levem para suas vidas os valores de amizade, respeito, excelência e muita garra”, ensinou a laureada atleta.
GRATIDÃO – Antes da cerimônia de abertura da nona edição do Rolando Garra, a diretoria da Fundação Tênis recebeu representantes de entidades mantenedoras e apoiadoras da instituição para uma confraternização. Durante o breve evento, dois ex-alunos do projeto, os irmãos Itamar e João Pedro Prestes deram um depoimento de como foi construir seus projetos de vida a partir da experiência vivenciada na Fundação.
Itamar, 25 anos, que foi da primeira turma da instituição, há 15 anos, completou o Ensino Médio, fez curso de mecânico e hoje trabalha com motos. “Meu maior sonho era construir uma família, e consegui. Tenho minha casa, minha mulher e minha filha”, disse o pai da pequena Sophia, de três anos. “A Fundação me ajudou a ficar longe das coisas ruins da comunidade”, completou, referindo-se ao mundo das drogas e da violência.
Pedro, 21 anos, entrou na Fundação em 2007 e integrou o projeto por cinco anos. Depois fez curso de mecânica automotiva na Fundação Pão dos Pobres e, formado, foi convidado para realizar outro curso: o de eletromecânica em elevadores. Finalizou os estudos e logo começou a trabalhar. “A Fundação Tênis nos proporcionou um dos melhores sonhos que foi ficar longe de um mundo ruim, algo comum no meio em que vivemos. Foi como uma segunda mãe porque me deu conselhos, me acolheu em todos os momentos e foi ótimo ter feito parte desta família”, assegurou Pedro.
ENCERRAMENTO – Os jogos do Rolando Garra desta quinta-feira (dia 8) começam às 8 horas e seguem durante a manhã e tarde. A cerimônia da entrega de medalhas aos campeões e vice de cada uma das 24 categorias e os troféus de campeão e vice do campeonato tem início programado para as 16h30min.
SOBRE A FUNDAÇÃO TÊNIS
A Fundação A Fundação Tênis é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que realiza um programa sócio assistencial, por meio do Esporte, com proposta pedagógica baseada na Educação Olímpica. Trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, desde que matriculados e frequentando a rede pública de ensino. Tem como objetivo promover o desenvolvimento desses jovens, a partir da vivência dos Valores Olímpicos – Respeito, Amizade e Excelência – e possibilitando que reescrevam seus projetos de vida. Atualmente, assiste a mais de mil alunos em 11 núcleos no Brasil, sendo nove núcleos no Rio Grande do Sul (cinco em Porto Alegre, um em Sapiranga, um em Igrejinha e dois em Santiago) e dois em São Paulo (um na capital e um em Santana de Parnaíba). No dia 11 de maio de 2016, a Fundação Tênis completou 15 anos.