João Pedro Sorgi (Just Line/Kirschbaum), jovem de 23 anos, 478º colocado da ATP e natural de Sertãozinho (SP), segue brilhando no saibro de Guayaquil, no Equador. Na madrugada desta sexta-feira, o ex-top 8 do juvenil se garantiu na semifinal do challenger.
O tenista que treina no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC), superou o argentino Facundo Bagnis, 68º do mundo e segundo favorito ao título do torneio com premiação de US$ 50 mil mais hospedagem, por 4/6 6/4 6/4 após 2h24min de partida recheada de emoções. Sorgi salvou treze break-points ao todo, esteve 1/3 abaixo no terceiro set e servindo pra partida em 5/4 salvou outros três break-points concluindo na primeira oportunidade.
O triunfo é o maior da carreira do jovem tenista que já fez oitavas de final em Roland Garros no circuito júnior. O jogador do interior paulista emplaca sua terceira vitória seguida sobre um tenista de gabarito. Na primeira rodada passou pelo 103º colocado, o dominicano Victor Estrella, cabeça de chave 5 e que foi 41º do mundo conquistando este ano o ATP 250 de Quito, no Equador, batendo o número 1 do Brasil, Thomaz Bellucci. Nas oitavas de final superou o 124º colocado, o argentino Leonardo Mayer, que já foi 21º do ranking e em setembro levou a Argentina para a final da Copa Davis vencendo duelo decisivo contra a campeã Grã-Bretanha - Mayer foi convocado para disputar a final contra a Croácia.
O tenista que passou por três partidas no qualificatório no Equador vem na melhor campanha de sua carreira e vai brigar por vaga na final contra o também argentino Nicolas Kicker, 129º colocado, a partir das 23h de Brasília, 20h no horário do Equador.
Com o desempenho na semana, o décimo melhor do país vai garantindo um salto no ranking em torno das 100 posições e indo para ficar em torno dos 375 melhores do mundo já entre os oito melhores do Brasil.