O gaúcho Guilherme Clezar, número cinco do Brasil e 198º do mundo, surpreendeu e superou o português Gastão Elias, 66º da ATP, e principal favorito na estreia da chave do Challenger de Guayaquil, no Equador. Rogerinho e Feijão derrotados.
Clezar batalhou por 1h53 para vencer de virada em 2/6 6/3 6/3 tendo convertido três aces contra cinco do tenista luso, que venceu 66% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 69% de aproveitamento do gaúcho.
Na próxima rodada, Clezar encara o belga Arthur de Greef, 151º, que contou com a desistência por lesão do português pedro Sousa e avançou com placar de 3/1.
Brasileiros derrotados
Sétimo favorito do torneio, o paulistano Rogerio Dutra Silva, o Rogerinho, número três do Brasil e 107º do mundo, foi surpreendido pelo equatoriano Ivan Endara, 563º da ATP, e após 1h45 acabou derrotado em 7/6 (6) 6/2.
Endara é convidado pela organização e aguarda pelo vencedor da partida entre o argentino Guido Andreozzi e o equatoriano Emilio Gomez.
Cabeça de chave oito, o paulista de Mogi-Guaçu, João Olavo Souza, o Feijão, número quatro do Brasil e 122º do mundo, levou a virada do francês Mathias Bourgue, 187º, após 1h35 de partida com o placar de4/6 6/0 6/2.
Bourgue encara na segunda rodada o sétimo do Brasil, Caio Zampieri, que contou com o abandono do colombiano Eduardo Struvay no inicio do segundo set após vencer o primeiro em 6/2.