O croata Marin Cilic, 12º da ATP, venceu o japonês Kei Nishikori, 5º, por 6/1 e 7/6(5), em 1h37, e conquistou o título do ATP 500 da Basileia, na Suíça, 16º título da carreira do campeão do US Open 2014, quando ele bateu o mesmo Nishikori.
Este é o segundo título de Marin em quatro finais disputadas na temporada. No primeiro semestre, ele, que subirá duas posições no ranking e voltará ao top 10 na lista a ser divulgada amanhã, ficou com o vice em Marselha, na França, e Genebra, também na Suíça, mas se redimiu na segunda parte e conquistou o Masters 1000 de Cincinnati, além do ATP 500 suíço. No confronto direto com Nishikori, o tenista balcânico chegou a 5ª vitória, contra 7 do asiático. Apesar disso, o 12º colocado venceu as duas finais jogadas, uma delas a única de Grand Slam em que ambos figuraram até hoje.
Os 500 pontos do caneco levam Cilic aos 3090 pontos no ranking da temporada e o fazem desbancar Tomas Berdych e assumir a 9ª colocação, última posição a se qualificar para o ATP Finals de Londres – Rafael Nadal, 7º, já anunciou que não irá à capital inglesa e abriu mais uma vaga no torneio.
A disputa pelos dois últimos lugares no evento que reúne os oito melhores da temporada será acirrada no Masters 1000 de Paris, que começa amanhã. Dominic Thiem tem 3250 pontos e é o 8º colocado, seguido de perto por Cilic, com 3090, e Berdych, um pouco mais afastado, com 2880, além de David Goffin, com 2740.
Correndo por fora, estão Jo-Wilfried Tsonga, Roberto Bautista Agut e Lucas Pouille, que necessitam vencer o torneio parisiense e torcer por uma improvável combinação de resultados.
Novak Djokovic, Andy Murray, Stan Wawrinka, Milos Raonic, Kei Nishikori e Gael Monfils já se qualificaram para o importante torneio.