O francês Jo-Wilfried Tsonga, 15º do ranking da ATP, salvou match-points para vencer de virada o croata Ivo Karlovic, 23º, e se garantir na grande final do ATP 500 de Viena, na Áustria, onde encara o número dois do mundo, Andy Murray.
Tsonga precisou de 2h34 para fechar o placar em 5/7 7/5 7/6 (6) tendo convertido sete aces contra 22 do croata, que venceu 81% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 74% de aproveitamento do francês.
Em um primeiro set duro, Karlovic conquistou a quebra no décimo primeiro game da disputa e sacou firme para a parcial. No set seguinte, o jogo seguiu disputado, os dois tenistas trocaram quebras entre o quarto e quinto game e Tsonga conquistou a quebra crucial no décimo segundo game após erro do croata.
A partida seguiu dura, os tenistas voltaram a trocar quebras entre o sexto e sétimo game da terceira etapa e Karlovic teve match-point para quebrar o saque do francês no décimo game, mas o viu salvar, a partida ir para o tiebreak, onde Tsonga não errou.
Na grande final, Tsonga encara o vice-líder da ATP, o escocês Andy Murray, que contou com a desistência antes da semifinal do espanhol David Ferrer. Tsonga e Murray já se enfrentaram 15 vezes no circuito profissional e o escocês tem vantagem em 13 vitórias.