O japonês Ki Nishikori, quinto do ranking da ATP, sobreviveu ao potente saque do luxemburguês Gilles Muller, 37º do ranking da ATP, e se garantiu na grande final do ATP 500 da Basileia, na Suíça, onde aguarda por definição de rival.
Nishikori precisou de 2h14 para fechar o placar em 4/6 7/6 (3) 6/3 tendo convertido oito aces contra 20 do luxemburguês, que venceu 84% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 70% do japonês.
Em um jogo que começou com os dois tenistas firmes no saque, Muller conquistou a quebrando terceiro agme, viu o japonês devolver no sexto, mas buscou movimentá-lo e voltou a quebrar no sétimo game administrando.
No segundo set os tenistas se pressionara pouco, ninguém conquistou a quebra e na decisão no tiebreak, melhor para o japonês que estava afiado nas devoluções.
No terceiro set, jogo seguiu duro. Nishikori não teve seu saque ameaçado, conquistou a única chance que teve no quinto game e abriu 4/2 administrando o placar.
Na grande final ele encara o croata Marin Cilic, que
precisou de 2h10 para superar de virada o algoz de STan Wawrinka, o alemão Mischa Zverev pelo placar de 4/6 7/5 6/3.
Nishikori e o croata já se enfrentaram 11 vezes no circuito profissional. O japonês tem vantagem em 7/4 no confronto direto, mas foi obrigado a se retirar lesionado no último encontro entre eles em Wimbledon este ano.
Esta será a primeira final entre os dois.
.