A romena Monica Niculescu, 51ª do ranking da WTA, voltou a surpreender uma favorita na chave do WTA de Luxemburgo e bateu a cabeça de chave um, a tcheca Petra Kvitova, 11ª da WTA, na grande final do torneio com direito a pneu. A romena faturou 1º título no ano.
Niculescu precisou de 1h08 para fechar o placar em 6/4 6/0 tendo vencido 74% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 59% de aproveitamento da tcheca bicampeã em Wimbledon, que converteu um ace contra nenhum da romena.
Em um primeiro set disputado em que as tenistas trocaram quebras nos games iniciais, Niculescu foi mais firme na devolução. Determinada e empurrada pela torcida local voltou a quebrar o saque da rival no sétimo game e administrou a vantagem.
No segundo set, Niculescu foi impecável, controlou bem os games da adversária, sendo agressiva nas devoluções e encurtando os pontos. Sólida e com muita confiança, a romena perdeu apenas quatro pontos na segunda parcial disputados em seus games de saque, aplicou o pneu com três quebras e ergueu seu primeiro troféu em dois anos.
Finalista no WTA de Seul, na Coreia, este ano. Niculescu tinha dois títulos WTA na carreira, o primeiro em Florianópolis em 2013 e Guangzhou, na China, em 2014.