A coisa não está nada boa para a jovem suíça Belinda Bencic, de apenas 19 anos. Após enfrentar uma temporada complicada, onde enfrentou lesões e saiu do posto de sétima do mundo para 46ª, agora ela rompeu a parceria com Marcel Niederer.
Niederer é um ex-jogador suíço de hóquei no gelo que tornou-se milionário através de investimentos diversos durante sua carreira profissional e aposentadoria. Ele é o principal mantenedor da carreira da jovem atleta, ex-número um do mundo juvenil, e apontada como a tenista que substituiria Martina Hingis à altura.
De acordo com reportagem do site suíço RTS, Niederer teria investido cerca de US$820 mil para ajudar na formação de Bencic e tornar possível sua vida no tênis profissional.
Amigo de infância do pai de Bencic, Ivan, Niederer falou sobre o rompimento da parceria ao jornal local Blick Sports: "Fui por muito tempo responsável pelo gerenciamento da carreira dela. É um desejo da família Bencic, que eles próprios cuidem disso".
Niederer disse que será ressarcido pela família Bencic por parte do dinheiro aplicado inclusive no futuro da atleta e relatou: "Com a separação, as consequências previstas em contrato serão executadas, de acordo com isso, também serei compensado no futuro como investidor formador".
Não é pouco usual que milionários e empresários do esporte invistam em atletas com contratos que lhe garantem retorno, em caso de sucesso do jovem atleta, pela concepção de formador. O procedimento de ressarcimento nestes casos é semelhante ao do futebol, quando o clube formador de um atleta, fatura uma porcentagem determinada nas regras da FIFA sobre toda e qualquer venda daquele jogador enquanto profissional for.