A ex-número um do mundo e atual 14ª, Venus Williams, teve uma boa estreia na chave do WTA de Hong Kong, na China, onde é a cabeça de chave dois. Também segunda favorita, mas em Tianjin, também na CHina, Svetlana Kuznetsova também venceu.
Venus precisou de 1h12 para superar a jovem japonesa Risa Ozaki, 117ª do ranking da WTA pelo placar de 6/4 6/1 tendo saído em desvantagem no primeiro set, com uma quebra abaixo e vendo a rival abrir 3/2, mas devolveu a quebra no sexto game, reagiu e colocou sua experiência a prova para fechar a parcial.
No segundo set, a japonesa de 22 anos, se rendeu a consistência da norte-americana de 36 anos, teve o saque quebrado em duas oportunidades e se viu eliminada.
Na segunda rodada do torneio, Venus encara a francesa Alizé Cornet, 49ª, que venceu a norte-americana Varvara Lepchenko por 6/3 6/3. As duas já se enfrentaram seis vezes no circuito profissional, e a norte-americana venceu todas.
Confirmando favoritismo
A russa Svetlana Kuznetsova, oitava do mundo, venceu com tranquilidade a francesa Pauline Parmentier, 67ª, na estreia do WTA de Tianjin, na China.
Segunda cabeça de chave, Kuznetsova precisou de 1h05 para fechar o placar em 6/1 6/3 tendo disparado cinco aces contra nenhum da rival, que venceu 42% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 67% de aproveitamento da russa.
Kuznetsova encara na segunda rodada a croata Donna Vekic, que venceu a local Kai-Lin Zhang por 3/6 7/5 6/3.
A croata e a russa já se enfrentaram uma vez no circuito profissional, com vitória da jovem Vekic no piso rápido de Miami em 2014.