O suíço Stan Wawrinka, terceiro do ranking da ATP, segue firme em busca de mais um número surpreendente para sua carreira que é a conquista do seu 13º título em sua 13ª final e para isto precisa frustrar o jovem alemão Alexander Zverev.
Favorito ao título de São Petersburgo, Wawrinka encarou uma semifinal complicada diante do espanhol Roberto Bautista Agut, 16º da ATP, e após 1h51 de partida fechou o placar em 7/6 (8) 6/2 tendo convertido sete aces contra um do espanhol, que venceu 65% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 78% de aproveitamento do suíço.
O primeiro set da partida foi duro, com games complicados para os dois tenistas, que não conseguiram quebrar o saque do adversário e viu Wawrinka vencer o primeiro set após mais de uma hora de disputa em um tiebreak dramático.
No set seguinte, a disputa já começou com o suíço em vantagem, que conquistou duas quebras e fechou o placar.
Na grande final, Wawrinka busca manter a invencibilidade que acumula há finais e quer o troféu, para isto precisa frustrar o sonho do primeiro título ATP do alemão Alexander Zverev, de apenas 19 anos.
Zverev, que é filho de um casal de russo, está na terra natal dos pais disputando sua terceira final de torneio nível ATP - as anteriores foram Nice e Halle. Para chegar lá, o tenista de Munique, na Alemanha, quinto favorito do torneio e 27º da ATP, superou o cabeça de chave três e nono do mundo, o tcheco Tomas Berdych por um duplo 6/4.