Terceiro colocado no ranking da ATP, o suíço Stan Wawrinka, segue ao trancos e barrancos em busca de um inédito título do US Open e após superar o ucraniano Illya Marchenko, 63º da ATP, desafia o campeão de 2009, o argentino Juan Martin Del Potro.
Wawrinka voltou a bobear em uma partida controlada e após 2h45 fechou a partida em 6/4 6/1 6/7 (5) 6/3 tendo convertido oito aces contra seis do ucraniano, que cometeu 52 erros não-forçados contra 41 do suíço, que disparou 49 bolas vencedoras contra 34 de Marchenko.
O primeiro set começou com Wawrinka conquistando a quebra no segundo game e abrindo 3/0 no placar, mas prontamente vendo o rival melhorar, devolver a quebra no quinto game e igualar em 3/3. O jogo seguiu e o suíço conquistou nova quebra no décimo game e fechou a parcial.
No segundo set, o suíço dominou por completo o ucraniano e com duas quebras fechou a parcial.
Na terceira etapa, Wawrinak teve o saque quebrado no quinto game. Devolveu na sequência e voltou a quebrar o saque do ucraniano no sétimo game e administrando a vantagem sacou para a partida, sentiu a pressão e viu o rival devolver a quebra de saque e forçar tiebreak, onde errou menos.
Na quarta parcial, os tenistas trocaram quebras de saques nos games iniciais, mas Wawrinka conquistou a quebra nos sexto game, abriu vantagem e administrou.
Buscando vaga na semifinal do US open, Wawrinak encara o argentino Juan Martín Del Potro, a quem já enfrentou seis vezes no circuito profissional. O argentino venceu quatro confrontos, dentre eles o último pela segunda rodada de Wimbledon em quatro sets este ano.