Campeão do US Open (2009), o argentino Juan Martín Del Potro, 142º da ATP, vai fazendo jus ao convite que recebeu dos organizadores e após desistência do austríaco Dominic Thiem, 10º, e voltou às quartas do torneio após quatro anos.
O argentino precisou de 1h12 para fechar o placar em 6/3 3/2 e ver Thiem desistir da disputa com uma lesão no joelho direito. Em todo o jogo, Delpo converteu dois aces contra um do austríaco, que cometeu 22 erros não-forçados contra 13 do argentino, que disparou 17 bolas vencedoras contra dez de Thiem.
Em um primeiro set de inicio confuso para o argentino, Thiem se aproveitou, foi agressivo e com lindo lob conquistou a quebra de saque e abriu 3/1 no placar. Delpo não desistiu, passou a ser mais agressivo, afastar o austríaco da linha de base, devolveu a quebra de saque no sexto game e não perdeu mais games, voltando a quebrar o adversário no oitavo game.
No segundo set, Delpo voltou a estar em apuros, pareceu sentir dores, cometeu erros e precisou salvar chance de quebra no segundo game. Na sequência, para provar que estava bem, foi agressivo, movimentou o rival e conquistou a quebra de saque fazendo 3/1 no placar. Thiem ainda confirmou um game de saque com dificuldades, pediu atendimento médico e após os três minutos de tratamento preferiu desistir da disputa para não correr o risco de agravar ainda mais a lesão.
Pela quarta vez na carreira, Del Potro está nas quartas de finais do Slam nova-iorquino. Ali, onde não chegava desde 2012, aguarda pelo vencedor da partida entre o suíço Stan Wawrinka e o ucraiano Illya Marchenko.
Del Potro é o segundo argentino da história a disputar a fase de quartas de final do US open quatro vezes na carreira. Antes dele, apenas Guillermo Vilas, considerado o maior tenista argentino de todos os tempos, conquistou tal feito.