Medalha de Ouro nas duplas com Marc Lopez e quarto lugar em simples na Rio-2016, Rafael Nadal, número cinco do mundo, voltou a comentar sobre a importância do tênis nos Jogos Olímpicos. Ele foi campeão em Pequim 2008.
"Pra mim a Olimpíada é o mais perto que há dos Grand Slams. E não posso entender porque alguns jogadores mais velhos decidiram não ir pois preferiram estar aqui. Se eles acreditassem que não pudessem ganhar medalhas poderia entender. Mas alguns jovens escolheram não ir, é difícil entender, não é ? "
"A Olimpíada é a cada quatro anos, é uma experiência que não se pode perder. Mesmo sendo jovem você precisa de pessoas para te aconselhar que você precisa estar lá. Quando se está mais velho você realmente aprecia essas experiências únicas e especiais".
Nadal ainda comparou que com a inserção do golfe, o esporte ficou ainda mais na Olimpíada:
"O mesmo aconteceu com o golfe e o mesmo aconteceu com o tênis com alguns jogadores. É algo que torna o esporte maior. Se as estrelas vão pra Olimpíada isso faz a Olimpíada maior. Mas ao mesmo tempo ter o golfe na Olimpíada faz o golfe ainda maior e o tênis torna a Olimpíada maior, mas a Olimpíada ajuda a nos tornar um esporte maior pro mundo, não é ? Muitos fãs pelo mundo que não seguem o tênis normalmente, mas assistem nos Jogos, você tem a visibilidade durante a semana, algo que promove".