A vice-líder do ranking da WTA e segunda principal favorita ao título do US open, a alemã Angelique Kerber, contou com problemas da adversária na estreia, a eslovena Polona Hercoq, 120ª, que desistiu da partida. Kvitova estreou com boa vitória.
Kerber ficou em quadra por 33 minutos e tinha 6/0 1/0 quando viu a adversária desistir da partida com problemas ainda não identificados. A eslovena pediu atendimento médico quando perdia a partida por 5/0, aparentemente, teve a pressão arterial auferida , tentou voltar para quadra, mas não resistiu ao calor de 33ºC em Nova York e desistiu da partida.
A alemã, que luta pelo posto de número um do mundo, encara na segunda rodada a croata Mirjana Lucic Baroni, que venceu a francesa Alizé Cornet por 6/4 6/1.
Décima quarta cabeça de chave, a tcheca Petra Kvitova precisou de apenas 1h38 para fechar o placar contra a letã Jelena Ostapenko por 7/5 6/3 após 1h38 de partida tendo convertido seis aces contra quatro da letã, que disparou 11 duplas-faltas contra cinco da bicampeã de Wimbledon.
Na segunda rodada do torneio nova-iorquino, Kvitova encara a a turca Cagla Buyukakcay que despachou a romena Irina Falconi por 6/2 6/1.