Considerada uma das tenistas mais bonitas da atualidade, a hispano-venezuelana Garbiñe Muguruza declarou que o esporte feminino está reduzido em "ser bonita ou não" e mostrou-se esperançosa sobre o crescimento das mulheres tanto na mídia quanto diante dos torcedores.
A declaração da número um espanhola e quarta do mundo, foi dada em entrevista a edição de setembro da revista Vogue Espanha, onde disputa as chaves do WTA Premier local, logo que questionada sobre o sucesso olímpico das espanholas no Rio de Janeiro, que vem apresentando resultados mais significativos que os homens e que conquistou, com a nadadora Mirea Belmonte o primeiro ouro em esporte individual conquistado por uma espanhola.
"O esporte masculino segue predominando. Segue tendo 90% a 10% para os homens, é verdade, mas o esporte feminino também é grande e se igualará com o tempo. Por tradição e cultura tudo está focado no esporte masculino e faz tempo", ponderou a tenista sem buscar ser polêmica.
"Em muitos momentos, as pessoas estão focadas mais em como você veste seus shorts ou que barriga você tem (...) Quando se fala de mulher e esporte tudo se reduz em ver se é bonita ou não", pontuou.