O espanhol Rafael Nadal, 5º da ATP, estreou bem no Masters 1000 de Cincinnati, jogado sobre as quadras duras americanas. Em 1h30, ele marcou 6/1 e 7/6(4) sobre o uruguaio Pablo Cuevas, 19º.
Leia Mais:
Vitória importante após maratona do Rio, vibra Nadal
Foi o triunfo de número 801ª na carreira do ídolo espanhol. Assim, ele se iguala ao lendário sueco Stefan Edberg como o sétimo tenista que mais venceu na Era Aberta (desde 1969) do tênis.
Na próxima rodada, o top 5 enfrenta o croata Borna Coric, 49ª, que superou o australiano Nick Kyrgios por 7/6 (7/2) 4/6 7/6 (8/6). O confronto direto está empatado em 1 a 1.
O resultado não chega a ser uma surpresa, mas esperava-se muito mais do sul-americano, que figura, no ranking desta semana, além do top 20 pela primeira vez na carreira. Os confrontos entre os dois até então, mesmo tendo ocorrido no saibro, também deixavam o público esperançoso por uma partida longa – em dois dos três, ambos no Rio Open (2015 e 2016), Rafael e Pablo travaram batalhas. Mas o início do uruguaio dificultou muito sua tarefa.
O JOGO
Cuevas começou muito errante. Logo no segundo game, três duplas faltas, mas o serviço não falhou no break point e ele conseguiu confirmar. No quarto, seu segundo sacando, ele voltou a cometer muitos erros e entregou a quebra de forma muito precoce. Nadal, que não vinha fazendo nada demais, apenas aproveitou os presentes dados pelo rival e logo abriu 4/1.
No sexto game, mais erros do sulamericano resultaram em novo break. Rapidamente, em apenas 25 minutos, Rafa fazia 6/1, contando com 15 erros não-forçados e 4 duplas faltas de Pablo.
O segundo set foi bem mais equilibrado. O atleta platino subiu bastante seu nível (o que não significa que ele teve uma bela atuação, no entanto) e Nadal cometeu mais erros não-forçados do que Cuevas (17x16). Em seus dois primeiros games de serviço, o tenista de Manacor precisou salvar 15/40, e o saque lhe ajudou bastante nessa missão.
O jogo seguiu até o 4/5. Ali, mais um erro do bicampeão olímpico deu o set point ao adversário. Mesmo com uma curtinha não muito boa por parte do espanhol, o número um da América do Sul não conseguiu a passada e perdeu a chance. Com Rafa atuando bem na hora ‘H’, a parcial foi ao tiebreak.
E este foi, mais uma vez, marcado por erros. Rafa conseguiu a miniquebra duas vezes, mas cometeu dois erros ao ir pra cima logo nos pontos seguintes. O minibreak definitivo veio no 3/4, quando Cuevas não mexeu as pernas adequadamente e não conseguiu segurar a ótima devolução do terceiro favorito ao título. Com mais um bom saque e um forehand no contrapé do rival, Rafael Nadal carimbou seu passaporte para as oitavas.