Depois de vencer Gilles Simon nas simples e se garantir para enfrentar Thomaz Bellucci nas quartas de final, o espanhol Rafael Nadal entrou nas duplas com fome e garantiu vaga na decisão onde vai lutar pela inédita medalha de Ouro na modalidade.
Ele e o parceiro Marc Lopez derrotaram a dupla cabeça de chave sete formada pelos canadenses Daniel Nestor e Vasek Pospisil por 7/6 (7/1) 7/6 (7/4) e vai decidir o título previsto nesta sexta-feira diante dos algozes dos brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares, os romenos Horia Tecau e Florina Mergea, cabeças de chave cinco que bateram os americanos Jack Sock e Steve Johnson por 6/3 7/5.
A dupla já deu um Ouro a Roger Federer em 2008 ao lado de Stan Wawrinka, mas Nadal garante sua primeira medalha na modalidade - foi Ouro nas simples em Pequim.
Rafa, que jogou duas horas nas simples mais duas nas duplas, terá ainda outro jogo a fazer ao lado de Garbiñe Muguruza nas mistas na estreia. Eles enfrentam Lucie Hradecka e Radek Stepanek, dupla tcheca.
Ao término do encontro, Nadal sentou na cadeira com Lopez e não aguentou, foi às lágrimas. Ele ficou mais de dois meses sem jogar por lesão no punho e por pouco não ficou de fora da Olimpíada.
Veja o vídeo:
Rafa/Marc are in the final! #ESP #tennis #Rio2016 #Nadal #Lopez pic.twitter.com/1zQQtki6Ce
— Stroppa Del (@stroppadel) August 11, 2016