Foram definidas as primeiras adversárias das cinco brasileiras garantidas na chave principal do WTA Brasil Tennis Cup, que está acontecendo nas quadras da Federação Catarinense de Tênis, em Florianópolis.
Teliana Pereira jogará contra Timea Babos, Beatriz Haddad Maia contra Olga Savchuk e Nanda Alves contra Veronica Cepede. Já Paula Gonçalves e Gabriela Cé disputam contra vencedoras do qualifying. As disputas da chave principal têm início neste domingo não antes das 14h.
Ao todo são 32 tenistas, com 8 cabeças de chave (Jelena Jankovic, Irina-Camelia Begu, Monica Puig, Jelena Ostapenko, Yulia Putintseva, Timea Babos, Nao Hibino e Naomi Osaka). Como cabeça de chave número 1, Jelena Jankovic comentou sobre a proximidade do torneio com os Jogos Olímpicos Rio 2016. Apesar da preocupação por ter tido sua bagagem extraviada, Jelena se diz confiante e está usando o torneio como uma adaptação ao País.
“Esta é a primeira vez que venho ao Brasil. Vim utilizar o torneio para me preparar para as Olimpíadas e ganhar ritmo. Posso praticar nessas quadras que são similares às do Rio, então estou muito feliz em estar aqui. O mais importante é ir atrás de medalha para meu país e jogar o melhor que puder. A expectativa para essa semana é adquirir ainda mais confiança e chegar bem aos Jogos Olímpicos”, disse a ex-número 1 do mundo, Jankovic.
O torneio teve também três desistências, das tenistas Indy De-Vroome, Mariana Duque Marino e Kristina Kucova. Sendo assim, três jogadoras que perderem no qualifying serão lucky losers e disputarão a chave principal, que tem início neste domingo, a partir das 14h, nas quadras da Federação Catarinense de Tênis. A entrada é gratuita mediante a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis.
Estreia das brasileiras - Dupla olímpica do Brasil no Rio-2016, Teliana Pereira e Paula Gonçalves estreiam já neste domingo, não antes das 14h, na quadra central, pela chave de duplas do Brasil Tennis Cup. As brasileiras enfrentam na primeira rodada a argentina Guadalupe Perez Rojas e a mexicana Renata Zarazua. Outra dupla brasileira que faz sua primeira partida é a formada pelas paulistas Carolina Alves e Luisa Stefani, que tem como adversárias na estreia a japonesa Nao Hibino e a britânica Emily Webley-Smith. Em simples, quem joga sua primeira partida neste domingo é a catarinense Nanda Alves, que duela com a paraguaia Veronica Cepeda Royg.
Quali - O primeiro dia de disputas do Qualifying do WTA Brasil Tennis Cup foi marcado pela vitória de 3 brasileiras, Ingrid Martins, Laura Pigossi e Lara Teodoro de Oliveira. Ingrid Martins derrotou a argentina Guadalupe Rojas por dois sets a zero. Laura Pigossi venceu a russa Nika Kukharchuk por 2 sets a 1 e Nathaly Kurata foi campeã em um embate rápido de 38 minutos e 49s e dois sets a zero contra Lara Teodoro de Oliveira.
“O WTA sempre tem um nervosismo a mais, mas consegui valorizar meus pontos fortes e ir nos pontos fracos da adversária, estou feliz que consegui sair com a vitória. Quero desfrutar ao máximo, treinar com as melhores, jogar relaxada e ser competitiva para procurar a vitória”, disse a brasileira Ingrid Martins. Antes de vir a Florianópolis, ela conquistou o título da chave de duplas do Challenger de Campos do Jordão em parceria com Laura Pigossi.
Os outros resultados do dia foram por 2 sets a 0 para a russa Valeriya Solovyeva que jogou contra a brasileira Marcela Bueno, para a argentina Nadia Podoroska contra a brasileira Carolina Alves e para Martina Taborda contra a francesa Harmony Tan. Também em dois sets saíram vencedoras as tenistas Nadiia Kichenok sobre a brasileira Natália Rossi e a mexicana Renata Zarazua sobre a francesa Fiona Codino. Luisa Stefani também levou a pior de Lyudmyla Kichenok, assim como Flávia Guimarães Bueno contra Emily Webley-Smith.
Confira abaixo a programação deste domingo:
QUADRA CENTRAL - a partir das 10h
Qualifying - [6] Renata Zarazua (MEX) vs [WC] Ingrid Gamarra Martins (BRA)
Qualifying - [2] Reka-Luca Jani (HUN) vs [7] Laura Pigossi (BRA)
Veronica Cepede Royg (PAR) vs [WC] Maria Fernanda Alves (BRA)
Não antes das 14h
Guadalupe Perez Rojas (ARG) / Renata Zarazua (MEX) vs Paula Gonçalves (BRA) / Teliana Pereira (BRA)
QUADRA 1 - a partir 10h
Qualifying - [4] Valeryia Solovyeva (RUS) vs [12] Nathaly Kurata (BRA)
Qualifying - [1] Montserrat Gonzalez (PAR) vs Martina Capurro Taborda (ARG)
[8] Naomi Osaka (JPN) vs Ana Sofia Sánchez (MEX)
Não antes das 15h
[4] Aleksandrina Naydenova (BUL) / Laura Pous-Tio (ESP) vs Alizé Lim (FRA) / Valeryia Solovyeva (RUS)
QUADRA 2 - a partir das 10h
Qualifying - [5] Lyudmyla Kichenok (UKR) vs [8] Nadiia Kichenok (UKR)
Qualifying - [3] Nadia Podoroska (ARG) vs [10] Emily Webley-Smith (GBR)
Após descanso - [WC] Carolina Alves (BRA) / Luisa Stefani (BRA) vs Nao Hibino (JPN) / Emily Webley-Smith (GBR)
Resultados deste sábado:
Qualifying - [3] Nadia Podoroska (ARG) d Carolina Alves (BRA) 75 62
Qualifying - [4] Valeryia Solovyeva (RUS) d [WC] Marcela Bueno (BRA) 60 60
Qualifying - [5] Lyudmyla Kichenok (UKR) d [WC] Luisa Stefani (BRA) 63 62
Qualifying - [6] Renata Zarazua (MEX) d Fiona Codino (FRA) 63 60
Qualifying - [7] Laura Pigossi (BRA) d Nika Kukharchuk (RUS) 64 16 61
Qualifying - [8] Nadiia Kichenok (UKR) d [WC] Nathalia Rossi (BRA) 61 64
Qualifying - Martina Capurro Taborda (ARG) d [9] Harmony Tan (FRA) 76(5) 61
Qualifying - [10] Emily Webley-Smith (GBR) d [WC] Flavia Guimaraes Bueno (BRA) 76(4) 61
Qualifying - [WC] Ingrid Gamarra Martins (BRA) d [11] Guadalupe Perez Rojas (ARG) 63 64
Qualifying - [12] Nathaly Kurata (BRA) d [WC] Lara Teodoro de Oliveira (BRA) 61 60
O Brasil Tennis Cup tem o patrocínio do Correios – Patrocinador Oficial do Tênis do Brasil e do Fundesporte, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Governo do Estado de Santa Catarina, a realização é da Federação Catarinense de Tênis e a co-realização da Confederação Brasileira de Tênis. Apoio: F. Scherer Fitness, Água Mineral Santa Rita; Casillero del Diablo; Stella Artois. Mais em Twitter.com/BrasilTennisCup , Facebook.com/BrasilTennisCup e Flickr.com/BrasilTennisCup