Número três do mundo, Roger Federer não sentiu os dois dias sem jogar em Wimbledon e atropelou o americano Steve Johnson, 29º e que vinha embalado pelo título no ATP 250 de Nottingham, na Inglaterra, conquistado há nove dias.
Leia Mais:
Cilic vence com abandono de Nishikori
Federer se surpreende e quer revanche contra Cilic
O natural da Basileia precisou de 1h37min para vencer por 6/2 6/3 7/5 na quadra central do All England Club no primeiro encontro entre ambos.
Com o resultado ele alcança as 306 vitórias em Grand Slams e iguala Martina Navratilova que detém o recorde (venceu 18 Majors e foi vice em 14) de triunfos nestes que são os maiores torneios do mundo.
Roger encara nas quartas de final o croata Marin Cilic, 13º, que vencia o japonês Kei Nishikori, sexto, por 6/1 5/1 quando o asiático abandonou por lesão.
Federer, apesar de liderar no retrospecto, perdeu na semi do US Open de 2014 diante do croata que lá venceu seu único Major.
Federer alcança pela 14ª vez as quartas no mais tradicional torneio do tênis onde tem sete títulos e busca o recorde da oitava conquista. Ele iguala o americano Jimmy Connors.
O jogo
Nesta segunda Federer se viu com break abaixo, mas salvou com o saque e depois passeou quebrando duas vezes seguidas para fechar por 6/2. Quebrou cedo na segunda etapa e administrou bem o saque para fazer 6/3.
A arma eram os slices rasantes diante de um enrolado americano na rede.
Johnson bateu firme a direita, quebrou em 3/1 na terceira etapa, mas se perdeu em erros e viu Roger igualar. O jogo seguiu equilibrado até o natural da Basileia ir pra cima no voleio, quebrar e fechar com ace por 7/5.