Está impossível a baixinha Dominika Cibulkova, 21ª do ranking da WTA, na grama de Eastbourne, na Inglaterra, onde superou a tcheca Karolina Pliskova, 17ª, e faturou seu sexto título de torneio WTA, o segundo em 2016 e o primeiro na grama de sua carreira.
Após uma sexta-feira memorável e cansativa em que virou contra Agnieszka Radwanska um set e uma quebra abaixo pelas quartas de final e dominou a porto-riquenha Monica Puig, Cibulkova precisou de 1h40 para superar Pliskova na grande final por 7/5 6/3 tendo vencido 55% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 66% de aproveitamento da tcheca, que ainda converteu quatro aces na partida, mas falhou na hora de definir.
Em um primeiro set muito disputado e duro, as duas tenistas buscaram sacar colocado e movimentar a adversária. A tática se uniu a 'pancadaria' imposta naturalmente pelas duas em seus jogos e na disputa, que as levou a alguns erros e uma série de quebras de saque. Cibulkova e Pliskova trocaram seis quebra de saque, até que a eslovaca conquistou sua quarta quebra, a primordial, no décimo segundo game e fechou a parcial.
No segundo set, a eslovaca seguiu agressiva, buscando movimentar a grandalhona tcheca até conquistar uma quebra de saque com uma passada de backhand belíssima (vídeo abaixo) no quarto game, salvou breakpoint no game seguinte e ainda saiu de um 0-30 no sétimo game, ainda ali salvou breakpoint e administrou a vantagem.
Confira a jogadaça da eslovaca:
Brilliant backhand passing shot @Cibulkova! 👍 #AegonInternational https://t.co/cSa3GkDDej
— WTA (@WTA) June 25, 2016