Roger Federer, terceiro do ranking da ATP, teve uma conversa rápida e sincera com a imprensa após ser eliminado na semifinal do ATP 500 de Halle, na Alemanha, onde é heptacampeão. O suíço declarou que tem trabalho a fazer para Wimbledon.
O suíço foi questionado se a derrota era fruto do bom jogo apresentado por Zverev ou por suas chances perdidas e comentou com os jornalistas que em um jogo na grama "quando você perde suas chances, você paga o preço". Federer prosseguiu comentando que acreditava que não tinha jogado bem o primeiro set e que sua performance foi melhorando no discorrer da partida, mesmo perdendo chances importantes.
"Eu devia ter o feito sentir-se pouco confortável (na linha de base), mas não estive apto a isso. Então, acho que no fim, ele foi apenas um pouco melhor e tudo bem. Penso que ele lidou bem com os rallies na linha de base e ele sempre faz mágica para sacar bem, ele vai ser um bom jogador", finalizou o suíço.
Federer voltou a comemorar o fato de ter conseguido disputar vários jogos em sequência, feito inédito na temporada: "Tem sido intendo, cheio e é exatamente isso oq ue eu precisava. APelo menos agora tenho uma imagem clara de onde meu jogo está, o que preciso fazer e sem Stuttgart e Halle eu não teria isso", declarou ele que perdeu na semifinal das duas competições alemãs.
O suíço destacou que jogar melhor da linha de base tem sido seu foco de melhoria nesta etapa pré-Wimbledon. Questionado sobre o Slam londrino, que terá inicio em uma semana, Federer declarou que precisa ver como se sentirá no começo do torneio.
"Eu conheço os perigos das primeiras rodadas de Wimbledon ou qualquer Slam, particularmente na grama, se você olhar minhas duas últimas derrotas (Dominic) Thiem e Zverev. Ambas poderiam ter sido evitadas, não foram. Então, claramente tenho trabalho a fazer. Os outros caras estão fazendo seu trabalho direito. Eu apenas tenho que tomar a decisão certa de agora até o começo de Wimbledon e dos torneios que virão. Joguei do jeito que queria, positivo, agressivo, mentalmente, jogando pontos ao meu modo e apenas super consistente, fazendo meu adversário estar desconfortável. É difícil dizer. Primeiramente preciso descansar e depois voltar aos treinos", declarou.