Em seu torneio de retorno ao circuito após se recuperar de uma lesão nas costas, o suíço Roger Federer, terceiro do ranking da ATP, superou em dois tiebreaks o alemão Florin Mayer, 226º, e se garantiu na semifinal na gram do ATP de Stuttgart, na Alemanha.
Leia Mais:
Federer afirma estar surpreendentemente bem e destaca desafio contra Thiem
Austríaco vence encara Federer
O suíço precisou de 1h25 para superar o alemão em 7/6 (2) 76 (1) tendo convertido 15 aces contra cinco do alemão, que venceu 67% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 87% de aproveitamento de Federer.
O jogo começou com Federer apertado, salvando breakpoint. A partir daí os dois tenistas passaram a sacar firme e errando pouco, e não tendo ameaçando o saque do adversário. O set seguiu firme até o tiebreak, onde o suíço abriu com mini-quebra em erro do alemão, conquistou uma segunda com uma bela paralela abrindo 5/1 e administrando a vantagem.
No segundo set, Mayer iniciou firme, confirmou seu game de saque rapidamente, pressionou na devolução, conquistou a quebra de saque, abriu 2/0, mas viu Federer pressionar no game seguinte e igualou o placar. O set seguiu com os tenistas confirmando seus games com tranquilidade, até que no décimo segundo game, o suíço precisou forçar o saque para salvar dois setpoints e forçar um novo tiebreak. Ali, abriu 6/0 com tranquilidade e boas jogadas e fechou a partida com tranquilidade;
Na semifinal em Stuttgart, Federer encara o austríaco Dominic Thiem, que vem em grande temporada e foi o último atleta a vencer o suíço no circuito, na partida de oitavas de final pelo Masters de Roma, na Itália. os dois tenistas já se enfrentaram duas vezes, ambas este ano, Thiem venceu no saibro italiano e Federer no piso rápido de Brisbane, na Austrália.