A conquista de seu primeiro título de Grand Slam proporcionou a espanhola Garbiñe Muguruza um salto em duas posições no ranking da WTA e a garantiu, pela segunda vez na carreira como vice-líder do ranking, que segue liderado por Serena Williams.
Grande campeã em Roland Garros, após derrotar Serena, Muguruza diminuiu a vantagem da norte-americana para a segunda colocada para 1564 pontos.
Há pouco mais de um ano, Williams era a líder absoluta com o exato dobro de pontos da segunda colocada, na ocasião, a russa Maria Sharapova.
A ascensão de Muguruza fez com que a polonesa Agnieska Radwanska perdesse uma posição e seguisse como terceira da WTA. A campeã do Australian Open, a alemã Angelique Kerber também caiu uma posição e é a nova quarta do mundo.
Ainda dentro do top 10, a bielorrussa Victoria Azarenka, que está se recuperando de lesão, trocou posições com a romena Simona Halep, que é a nova quinta da WTA, enquanto Azarenka é a sexta.
A italiana Roberta Vinci e a suíça Belinda Bencic, que não jogou Roland Garros em virtude de uma lesão, se mantiveram respectivamente como sétima e oitava da WTA.
A novidade do top 10 é o retorno da ex-número um do mundo, Venus Williams, ao encalce das melhores do mundo. Venus é a nona da WTA.
Com queda em uma posição, a suíça Timea Bacsinszky fecha o top 10.