A ex-número um do mundo e atual 11ª do mundo, Venus Williams, enfrentou uma bela batalha contra a francesa Alizé Cornet, 50ª da WTA, e com direito a pneu no último set, Venus superou a favorita local e encara nas oitavas de final Timea Bacsinszky.
As duas tenistas adentraram a segunda principal quadra do complexo de Roland Garros, a Suzanne Lenglen, fizeram todo o processo de aquecimento e deixaram a quadra antes do inicio da disputa em virtude da chuva. Após uma parada de 2h30, Venus precisou de 1h55 para fechar o placar em 7/6 (5) 1/6 6/0, tendo a norte-americana disparado 27 bolas vencedoras contra 22 de Cornet, que cometeu 23 erros não-forçados contra 30 de Venus.
Esta é a primeira vez em seis anos que Venus Williams alcança a segunda semana de Roland Garros. Finalista do torneio em 2002, Venus passou os últimos quatro anos parando exatamente na terceira rodada da competição.
Nas oitavas de final venus encara a suíça Timea Bacsiznky a quem enfrentou duas vezes no circuito profissional e venceu as duas.
O jogo
Cornet que vinha de uma polêmica partida contra a alemã Tatjana Maria, em que foi acusada de simular dores de uma cãibra, entrou em quadra querendo mostrar serviço, mas do outro lado Venus tinha também muita motivação. O primeiro set foi uma luta com as duas tenistas se defendendo muito bem, sendo agressivas e errando pouco. Elas trocaram quebras entre o quatro e o sexto game, e forçaram o tiebreak, em que Venus venceu nos detalhes.
Na segunda etapa, Venus apresentou sinais de cansaço, viu a rival abrir 3/0 no placar com quebra, tentou reagir, mas ficou nisso, errando muito foi quebrada novamente e viu-se forçada a jogar a terceira etapa.
Ali, Venus melhorou o ritmo, acelerou bolas, pressionou e dominou a cansada francesa, que não apresentou resistências e foi eliminada com pneu.