Sétimo do mundo e uma das esperanças francesas de título que não vem desde Yannick Noah em 1983, Jo-Wilfried Tsonga deu mais um baque ao já complicado torneio de Roland Garros que não tem Roger Federer e perdeu Rafael Nadal na sexta.
O número 1 do país saiu na frente com 5/2 diante do letão Ernests Gulbis, 80º colocado, mas sentiu lesão, recebeu atendimento médico no vestiário e abandonou o jogo a seguir, saindo de quadra com lágrimas nos olhos.
Tsonga tem duas semifinais em Paris incluindo no ano passado e portanto vai perder 630 pontos no ranking (soma 90 da terceira rodada e perde 720). Enquanto isso, Gulbis, semifinalista de 2014, atinge as oitavas encara o belga David Goffin.
O rival
O adversário de oitavas de final de Gulbis em Paris será o belga David Goffin, 13º da ATP, que sofreu para bater o espanhol Nicolas Almagro, em 3h de duelo pelo placar de 6/2 4/6 6/3 4/6 6/2 tendo convertido 10 aces contra 17 do espanhol, que cometeu 67 erros não-forçados contra 37 do belga, que disparou 36 bolas vencedoras contra 47 do espanhol.
Gulbis e Goffn se enfrentaram duas vezes no circuito profissional, cada um venceu uma partida, tendo o belga vencido o único embate entre eles disputado no saibro, Masters de Madri em 2015, mesmo piso do Slam parisiense.