X

Julgamento de Sharapova será na próxima semana, diz jornalista

Sábado, 14 de maio 2016 às 11:17:40 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

De acordo com o jornalista do The New York Times, Christopher Clarey, o julgamento da ex-número um do mundo, a russa Maria Sharapova por ter atestado positivo no antidoping por meldonium já tem data marcada e será na próxima semana.



Clarey publicou em seu Twitter que a data do julgamento da russa, que confirmou o consumo da substância meldonium no inicio de fevereiro após ser atestada positivo durante a disputa do Australian Open, em janeiro, está marcado para os dias 18 e 19 de maio, quarta e quinta-feira da próxima semana, em Londres, no tribunal arbitral do esporte, sob gerência da Agência Mundial Antidoping (WADA).

A russa pode ter pena que variaria entre 8 meses de afastamento do tênis profissional a dois anos, contando de seu afastamento do circuito profissional em fevereiro último. 

A defesa da russa deve trabalhar os argumentos apresentados por ela na coletiva de imprensa em que assumiu ter atestado positivo pelo uso da substância e declarou não ter pedido a contra-prova do exame assumindo a responsabilidade pelo seu uso. Também em sua defesa, a russa afirmou fazer consumo de meldonium há 10 anos por indicação do médico de sua família.

À época um dos principais laboratórios que fabrica e comercializa meldonium declarou que não há indicação do uso do medicamento por período acima de 45 dias e que o tratamento máximo é aplicado em casos de doentes cardíacos.

Conhecida pela comunidade esportiva e controle antidoping em 2014, o meldonium teve seus estudos concluídos pelo laboratório colombiano credenciado à WADA em junho de 2015 e passou a entregar a lista de sobre-aviso da agência em julho de 2015 com proibição total em 1º de janeiro de 2016.

De janeiro até o fim do mês de abril, mais de 150 atletas de todo o mundo e em diferentes esportes teriam atestado positivo para o uso do meldonium, que teria como principal efeito ampliar a absorção de oxigênio e acelerar a circulação sanguínea, melhorando a performance atlética.

banner
banner