Atual campeã na Caja Magica, a tcheca Petra Kvitova começou muito bem sua caminhada no saibro do WTA Premier de Madri, um dos oito torneios mais importantes do calendário. A 6ª da lista feminina fez 6/3 e 6/2 sobre a espanhola Lara Arruabarrena, 76ª, em 1h14min.
Na próxima rodada, ela terá pela frente a perigosa russa Elena Vesnina, que vem tendo um bom ano e despachou a letã Jelena Ostapenko.
Terceira cabeça de chave na capital espanhola e 4ª do ranking, a local Garbiñe Muguruza também passou pela primeira rodada. Ela superou a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova, 34ª, por 6/2 e 7/5, em 1h38min, e enfrentará a vencedora da partida entre a canadense Eugenie Bouchard e a romena Irina-Camelia Begu.
Quadrifinalista em 2015, a também anfitriã Carla Suárez Navarro, 11ª melhor ranqueada, teve dificuldades para ir à segunda fase. Ela virou para cima da perigosa húngara Timea Babos, 40ª, em quase duas horas, por 3/6, 6/2 e 6/3. Na 2ª rodada, ela terá pela frente a alemã Sabine Lisicki, 52ª do ranking, que não tomou conhecimento da porto-riquenha Monica Puig. Lisicki já foi 12ª em 2012, mas não atravessa, na atualidade, sua melhor fase.