A italiana Roberta Vinci, 8ª no ranking da WTA e 6ª favorita ao título do WTA Premier de Stuttgart, na Alemanha, disputado sobre o saibro, passou pela Ekaterina Makarova numa difícil primeira rodada, por 7/6(3), 4/6 e 6/4, em 2h20min de partida.
Na segunda rodada, equivalente às oitavas de final, a italiana de 33 anos, vice campeã do US Open 2015, quando perdeu para a compatriota Flavia Pennetta, e recentemente campeã de seu primeiro torneio Premier, em São Petersburgo, na Rússia, há dois meses, enfrenta alemã Julia Goerges, 57ª da lista feminina, que bateu, por 6/4 e 6/0, a francesa Alizé Cornet, 48ª.
Quem também passou para a segunda rodada foi a tcheca Karolina Pliskova. A 18ª da WTA, em ótima fase, após ser a estrela da República Tcheca na classificação à terceira final seguida da Fed Cup, já que o país não pôde contar com Petra Kvitova nem Lucie Safarova, bateu a própria Safarova, 15ª e atual vice campeã de Roland Garros, por duros 7/6(4), 4/6 e 7/5, em 2h30min, classificando-se para enfrentar a sérvia Ana Ivanovic, ex número um do Mundo e atual 19ª, que ontem bateu, em dois sets, a local Carina Witthoeft.