Foi divulgada neste sábado a chave principal do ATP 500 de Barcelona, na Espanha, evento sobre o piso de saibro com premiação de 2,15 milhões de euros e Thomaz Bellucci, 35º colocado, foi eleito o 15º cabeça de chave.
Bellucci saiu de bye e estreia somente na terça ou quarta-feira diante de um qualifier ou o alemão Alexander Zverev, jovem de 18 anos, 54º colocado. Zverev vem subindo e por pouco não bateu Rafael Nadal em Indian Wells no meio de março.
O brasileiro perdeu os dois jogos contra o germânico no saibro de Bastad, na Suécia, e grama de Nottingham, ambos no ano passado.
Se vencer, nas oitavas o brasileiro poderia ter o décimo do mundo, Richard Gasquet.
O principal favorito é Rafael Nadal que buscará o nono título. Ele estreia contra um espanhol, Marcel Granollers, 67º, ou Daniel de la Nava, 96º. Se avançar o espanhol pega nas oitavas o português João Sousa, 14º favorito, nas quartas possível reencontro com Fabio Fognini que já o tirou deste torneio ano passado e semi contra David Ferrer que não jogou Monte Carlo por problemas físicos.
Campeão de 2015, Kei Nishikori, sexto do ranking, é o segundo favorito e estreia contra o holandês Thiemo de Bakker ou o sueco Elias Ymer.